CONCEITOS MINDSET

Venda Direta: A Realidade Cruel do MMN de Cosméticos no Brasil

Você ficou eufórico ao conhecer o plano de marketing da empresa de Venda Direta que decidiu se dedicar? Algo chamou sua atenção. Talvez o alto astral da equipe, os produtos, o plano de carreira, a promessa de conseguir um meio para alcançar uma vida melhor, a possibilidade de dar adeus ao seu chefe, e ter mais dinheiro!  Alguma coisa mexeu com você, ou todas.

Você começou seu negócio, fez sua lista quente, conforme foi orientado. Começou a convidar os amigos e conhecidos, ouviu muitos “nãos”, mas não desistiu, por que você acredita no modelo de negócio.

Segue a cartilha que foi ensinada.

Pouco tempo depois, percebeu que os convites para atividades sociais ficarem mais escassos e finalmente descobriu que agora as pessoas mais próximas de você o chamam de “ XXX(nome da empresa)chato (a)”.

E você continua, acredita que vai dar certo. Recebe um “não” e pensa: “próximo”, “próximo”, “próximo”. Afinal a estatística diz que a cada 10 pessoa apenas uma dirá “sim”.

Você precisa manter o foco em sua jornada para realizar grandes coisas.
– Les Brown

O tempo passa e você se pergunta: onde eu estou errando? Por que não tenho os resultados que eu quero?

E sabe de uma coisa?

Você não está sozinho. Isso acontece com 90% das pessoas que entram para esse negócio.

Se você já viveu  essas experiências e até se desanimou com seu negócio, continue lendo por que aqui você vai saber: 

O INÍCIO DO MMN

venda direta 1

O marketing de rede (MR), ou multi level marketing (MLM) ou network marketing (NM), como você goste mais de chamar, nasceu na década de 1940. Perceba que se trata de um modelo consolidado.

O médico e químico norte americano, Dr. Carl Rehnborg foi um cientista admirável, ao mesmo tempo em que era um homem com visão inovadora de negócios. Foi representante de vendas de companhias americanas na China, na década de 20 no início de sua carreira.

Dedicou longos anos a estudar sobre nutrição, ao terminar seus estudos conclui que as pessoas não consumiam as quantidades adequadas de vitaminas. Para atender essa demanda ele desenvolveu a técnica de desidratação e concentração de nutrientes em cápsulas.

Você não pode ligar os pontos olhando para o futuro. Você só pode conectá-los olhando para trás. Então você precisa acreditar que, de alguma forma, esses pontos irão se ligar no futuro. Você precisa acreditar em algo – instinto, destino, vida, carma, o que for.
– Steve Jobs Universidade de Stanford (2005)

Ele teve grandes desafios para comercializar seus produtos, então elaborou numa forma diferente de distribuição.

Ao contrário dos sistemas existentes na época, o MMN se diferenciava pelo fato de criar uma rede de vendedores e distribuidores. Ao mesmo tempo em que realizavam as vendas, distribuíam os produtos e divulgavam a marca através do “boca-a-boca”, os vendedores tinham a possibilidade de indicar outros vendedores.”

POR QUE AS EMPRESAS ESCOLHEM A VENDA DIRETA?

Venda Direta 2

Certamente você já sabe que a primeira empresa de MMN no Brasil foi a Amway, em 1991. Ela nasceu a partir da associação do Dr. Carl Rehnborg com Jay Van Andel e Rich DeVos para a comercialização dos suplementos.

Hoje ela está presente em 100 países e tem mais de 3 milhões de distribuidores. Depois dela chegaram inúmeros negócios com o mesmo modelo de distribuição, a venda direta.

Um dos motivos que inspira muitas empresas a optar por esse modelo, é a capacidade que cada um de nós desenvolveu de ignorar a publicidade.

É isso mesmo.

Seja no shopping, na rua e até no banheiro do barzinho, sempre existe algum material publicitário. Por esse motivo desenvolvemos a habilidade de ignorar os apelos das propagandas.

Aliado a isso, temos a tendência natural de contar para nossos amigos e familiares sobre os momentos bons ou maus que vivemos.

É muito comum mencionar ao colega de trabalho sobre aquele restaurante bacana que estivemos na última sexta, falar do atendimento excelente, sobre a decoração, a música ambiente, e a comida? Uau… de dar água na boca!

Experiências contrárias também são compartilhadas. E nos tempos de internet para todos, a propaganda positiva ou negativa tem a velocidade de um foguete e o poder de um furacão.

Não espere por circunstâncias ideais, elas nunca chegam.
– Janet Erskine Stuart

Esse é o poder do marketing de relacionamento. Ele é um dos grandes incentivadores para que as empresas optem por esse modelo.

A REALIDADE CRUEL DO SETOR DE COSMÉTICOS

No site da ABEVD aparece a informação que há mais de 50 empresas associadas, porém na aba “empresas associadas” contei 45.

As vezes a vida te acerta na cabeça com um tijolo. Não perca a fé. Estou convencido de que a única coisa que me manteve no caminho foi amar o que eu fazia. Você precisa encontrar aquilo que ama.
– Steve Jobs Universidade de Stanford (2005)

Observe a tabela abaixo ⤵

Venda Direta 6

Se a empresa trabalha com cosmético e nutrição ela conta em ambos os setores. Ok?

Note, o setor de cosméticos corresponde a mais da metade das empresas de venda direta do Brasil.

Recentemente duas empresas de cosméticos encerraram suas atividades de MMN.

As mentes são como paraquedas: só funcionam se estiverem abertas.
– Ruth Noller -Professora da Universidade de Bufalo

Se você simpatiza com a venda direta e o multinível, mas anda desanimado, talvez seja uma boa hora para reconsiderar o segmento em que você atua.

Os recrutadores vendem a oportunidade afirmando ter o melhor plano de mkt do mercado (sempre é “o melhor”), e jamais falam sobre a grande concorrência que os futuros consultores/distribuidores enfrentarão.

Poucos tem habilidade nata para a venda, esse é um ponto que precisa ser desenvolvido.

A compra de altos valores em produtos, para ativação mensal resulta em um grande estoque,  e compromete a saúde financeira da família. 

São milhares de consultores vendendo a preço de custo na tentativa de retornar ao menos o valor investido.

TROCANDO EM MIÚDOS E NÚMEROS

Venda Direta 5

 

A venda direta movimentou R$ 45,2 bilhões no total no ano passado. A força de venda conta com 4,1 milhões de empreendedores.

Na tabela a baixo, mostra o valor total faturado no país, dividido por setor no ano de 2017. Para ficar mais claro o tamanho da fatia de mercado em disputa.

Lembrando que cada consultor/distribuidor concorre entre seus pares, com os consultores das outras empresas de venda direta e com as lojas físicas/online. O mercado é um só.

mmn 12

Na tabela constam os setores que apresentaram dados disponíveis para consulta.

Perceba que o mercado de cosméticos não é o maior, mas é o mais disputado. Se todas as empresas presentes ABEVD, fossem iguais, tivessem o mesmo número de consultores, e não existissem empresas de cosméticos no varejo, cada uma disputaria uma fatia de 5,13 bilhões.

O que seria maravilhoso.

É difícil fechar essa conta, mas é fácil entender, que disparado os cosméticos enfrentam a maior concorrência, perceba que não estou falando de saturação do mercado, estou afirmando que o número de consultores que trabalham com cosméticos e muito maior do que nos outros setores.

Você oferece um produto para alguém do seu circulo e a pessoa responde que acabou de comprar do “fulano”. Ou pede um produto que você não tem na hora, você corre, compra ou troca e quando chega para entregar a pessoa diz que o “beltrano” passou por ali e ela acabou comprando dele.

Você conhece alguém que já passou por isso?

COMO VOCÊ PODE MUDAR A SUA HISTÓRIA E DO SEU NEGÓCIO

Venda Direta 3

Você já deve estar cansado de ouvir que se continuar fazendo as mesmas coisas terá os mesmos resultados.

Pois é, é verdade.

Não espere por circunstâncias ideais, elas nunca chegam.
– Janet Erskine Stuart

Basicamente, você tem três opções:

  • Procurar outras formas de atuar
  • Trocar de Setor
  • Descobrir seu propósito de vida

Procurar outras formas de atuar

Como assim? Venda direta e MMN é isso, vender, recrutar e treinar!

É, mas fique experto.

Você já percebeu que grandes nomes no MMN estão fortemente presentes nas redes sociais?

Tenho certeza que você já se inscreveu no canal no Youtube, ou curtiu a Fanpage de alguns deles.

Essa é a nova forma de atuar nesse mercado.

Redes sociais são canais de relacionamentos. Relacionamentos são negócios disfarçados.
– André Damasceno

Você ainda não percebeu a dimensão disso?

Ignorar o marketing digital, é o mesmo que atravessar o atlântico a nado, por não saber que o avião faz isso em algumas horas.

A perspectiva é que a venda direta cresça nos próximos anos utilizando os canais online. O consumidor está conectado e muitas empresas disponibilizam uma loja online quando o revendedor se cadastra.

Mas isso, não é garantia de sucesso.

Você precisa ter conhecimento de marketing digital.

Você pode apresentar o plano para uma pessoa ou para algumas centenas no mesmo horário.

Você está na casa de cada uma delas, e ao mesmo tempo.

Percebe o poder disso?

É preciso, estudo, estratégia e tempo.

Cuidado com as promessas milagrosas de robôs e máquinas de venda e recrutamento, podem até funcionar para quem já está no digital, a minoria.

Não se iluda, é preciso trabalho e dedicação para alcançar resultados.

Como eu sei disso? Hahaha eu já caí nessa.

 

Mudar de Setor

Quando se fala em venda direta logo duas imagens surgem no imaginário popular: aquelas mulheres que entregam a revistinha e voltam depois para pegar os pedidos ou aquele (a) insistente que quer tacar creme e perfume em todo mundo. Hehehe

Nem só de revistinha, creme e perfume vive a venda direta no Brasil.

Você sabia que existem pesquisas sobre os sonhos de consumos dos brasileiros?

Não é o mais forte da espécie que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o mais receptivo às mudanças.
– Charles Darwin

Analise as empresas presentes na ABEVD.

Tire um tempo para isso.

Permita-se ampliar o olhar sobre os setores representados.

Identifique quais delas oferecem produtos e serviços que estejam alinhados com você, com o seu estilo.

Se não encontrar nenhuma?

Bem, isso nos leva ao próximo item da lista.

 

Descobrir Seu Propósito de Vida

Você quer muito fazer seu negócio decolar, mas sente que tem uma força maior que não deixa?

Há alguns anos, li o depoimento de uma Enfermeira, líder em uma empresa de venda direta e MMN de cosméticos. Ela falava sobre a sua ótima posição no plano de carreira, sobre sua excelente condição financeira, mas estava se desligando da empresa.

Ela descobriu que a forma como deveria contribuir para um mundo melhor era através das pesquisas cientificas na área da saúde que ela liderava.

Os dois dias mais importantes da sua vida são: o dia em que você nasceu, e o dia em que você descobre o porquê.
– Mark Twain

Trabalhar alinhado à sua missão de vida, vai tornar o trabalho mais leve e os resultados vão chegar.

Cada um de nós tem habilidades especiais, que nasceram conosco para que pudéssemos cumprir com o nosso papel, para um bem maior, coletivo.

Cada um de nós é uma peça única nesse grande quebra-cabeça.

 

CONCLUSÃO

 

O MMN e as vendas diretas oferecem aos empreendedores chances reais de se destacar na multidão.

Chance de reescrever a sua história.

As empresas investem em treinamento e desenvolvimento da sua força de venda.

Porém a concentração de empresas no mesmo setor está freando a ampliação do mercado, que amargou uma retração de 2,8% no último ano.

Esse mercado representa 27% do PIB americano, 14% do PIB japonês e 14% do brasileiro.

Tem muito para crescer.

Obrigada pela leitura. Se fez sentido para você aproveite para compartilhar, outras pessoas também podem precisar saber disso.

Sempre que houver alternativas, tenha cuidado. Não opte pelo conveniente, pelo confortável, pelo respeitável, pelo socialmente aceitável, pelo honroso. Opte pelo que faz seu coração vibrar. Opte pelo que gostaria de fazer, apesar de todas as consequências.
– Osho

Você pode gostar de conhecer a história da fisioterapeuta que descobriu sua verdadeira paixão e largo tudo para  Mudar de Vida e Ganhar Dinheiro Viajando.

Até a próxima!


Sugestões de Conteúdo Complementar

Minicurso MARKETING DIG FAST – esse curso dá uma visão geral e real de como funciona o marketing digital para mmn, é o Start do negócio.

E-book – 7 dos 23 Públicos para Prospectar no MMN – esse e-book mostra de forma fácil e clara como encontrar mais pessoas para o seu negócio.

Vídeo NEUROVENDEDOR – O Poder da Empatia Nas Vendas – esse vídeo me fez entender que existe uma ciência para vender, baseada em programação neurolinguística e neurociência.


Fontes Consultadas

Ministério do Turismo

Investe São Paulo

Governo do Brasil

Correio Brasiliense

Folha de São Paulo

Abit Têxtil e Confecção

Sucesso Network Marketing

Diário Comércio Indústria & Serviços




Sobre o Autor

mm

Patricia Santana

Comentar

Clique AQUI e Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *